O Rio Sena é apaixonante, é o rio dos namorados, é tema de músicas, de enredos e de locação de filmes. É difícil expressar as sensações que esse lugar mágico desperta em nós.
Suas margens são ligadas por 37 pontes, lindas e cada uma com suas características próprias. Elas tem história, viram incêndios, inundações, desfiles reais ou simples cidadãos a passarem.
Mapa com a localização das pontes.
Do trecho de rio que vai desde a Torre Eiffel até a ponta da Île de St. Louis são 23 pontes ou passarelas. Este é o circuíto feito pela maioria dos barcos que circulam com turistas pelo Sena. E é aqui que se encontram as mais belas e famosas pontes de Paris.
Pont Alexander III
Inaugurada na Exposição Mundial de 1900 tem um único arco de 6 metros de altura totalmente trabalhado com esculturas e decorações exuberantes de querubins, ninfas e cavalos alados, além de luminárias em ferro e cristal. Tida como a mais elegante das pontes de Paris, é uma homenagem ao czar russo Alexander III .
Pont Neuf
É a mais antiga das pontes que cruzam o rio Sena. Seu nome "novo" permaneceu, e foi dado para distinguir das antigas pontes medievas, erguidas com casas em ambos os lados.
Pont de la Concorde
Foi construída em meio às turbulências da Revolução Francesa , com pedras retiradas da Bastilha, ela une a Place de La Concorde com a Assembléia Nacional.
Hoje é a ponte de maior tráfego no centro de Paris.
Pont des Arts
Próxima ao Louvre. Construída em 1804, foi reconstruída em 1985, é toda em ferro. Usada só para pedestres é uma das pontes mais românticas de Paris. Existe uma tradição em que os enamorados trancam cadeados com seus respectivos nomes e jogam a chave no Rio Sena como um símbolo do compromisso eternizado.
PONT D´IÉNA
Liga a Torre Eiffel ao Trocadero. É considerada monumento histórico desde 1975.
Ela deveria se chamar "Ponte do Campo de Março" ou "Ponte da Escola Militar", mas Napoleão decidiu fazer uma homenagem à vitória da batalha de Iéna.
Ponte Bir-Hakeim
Reconstruída em 1905, a ponte Bir-Hakeim é uma ponte ferroviária por onde passa a linha 6 do metrô. No meio da ponte, há uma ilha ‘Ile aux Cygnes’ (ilha dos cisnes) de onde podemos ter uma vista fantástica da Torre Eiffel.
Até Breve!!!
Essa Ponte Alexandre III é linda!!! Gostei da Pont des Arts... quero deixar um cadeado lá um dia! hehe
ResponderExcluirbeijos!
Com certeza que um dia vais estar lá e deixar o teu cadeado. Todas as pontes são muito bonitas, mas a Alexandre III capricharam mesmo.
Excluir