segunda-feira, 25 de junho de 2012

Palácio e Jardim de Luxembourg

O Domínio de Luxembourg foi construído por Maria de Médicis (mãe do Rei Luis XIII) com  arquitetura toda projetada para que lembrasse a arquitetura florentina, ela era de Florença e queria matar as saudades de sua terra natal. Maria instalou residência em Luxembourg em 1625,  em 1642 deixou em herança o Palácio  ao seu segundo filho, Gastão de Orleans.

Durante a Revolução Francesa serviu de prisão por um breve período e mais tarde serviu como residência de Napoleão Bonaparte.
Na  2ª guerra, durante a ocupação germânica de Paris (1940-1944), Hermann Göring ocupou o palácio, usando-o como quartel general.
Atualmente é a sede do Senado da França. Há visitas organizadas ao palácio, em dias determinados, número máximo de pessoas e com reservas antecipadas. Infelizmente não conseguimos visitá-lo.
A sala das sessões do Senado
Os jardins também foram dispostos em estilo italiano, inclusive as flores do jardim foram trazidas de lá. No século XIX, quando o parque privado foi aberto ao público é que foi redesenhado em um estilo mais francês, mas a disposição original foi preservada.
O Jardim de Luxembourg é o maior parque público de Paris com mais de 220 mil metros quadrados, sendo também um dos mais bonitos.

São canteiros floridos, árvores, lagos, recantos calmos, com cadeiras para repouso ou leitura (dizem até que quem vai a Paris e não senta nas cadeiras de Luxembourg é como ir a Roma e não ver o Papa), áreas mais animadas para famílias e crianças, algumas lanchonetes para refeições rápidas, uma impressionante coleção de estátuas.

Há, ainda, um teatro de marionetes e um pomar com macieiras e pereiras. O teatro de marionetes funciona junto ao parque infantil do jardim com apresentações as quartas, sábados e domingos.

Estivemos no Jardin du Luxembourg  num dia ensolarado e quente, as cores estavam lindas, muito florido, muita gente sentada nas cadeiras ou caminhando, apreciando o lago ou jogando conversa fora. É um lugar maravilhoso, procurado por turistas e parisienses. 


Como chegar: Metrô Odeon linhas 4 ou 10. Porém o mais próximo é o RER B estação Luxembourg.

Até Breve !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!