O Palácio de Versailles pode ser dividido em 3 áreas: o Castelo, o Jardim e o Trianon.
O Castelo
Uma contrução imensa que possue 2153 janelas, 700 quartos e 67 escadarias. Não são todos os aposentos que estão abertos ao público, mas é possível visitar uma boa parte deles.
O Grande Apartamento do Rei que junto com o Grande Apartamento da Rainha é um conjunto grandioso de salas, todas com nomes de divindades romanas, decoradas em ouro e pisos de mármore italiano. Para as festas, as salas assumiam funções específicas, como sala do buffet, sala de bilhar, salão de dança, sala de jogo de cartas e sala de concerto.
A Capela Real do Palácio de Versalhes é dedicada a São Luís. Sua decoração refere-se ao Velho e ao Novo Testamento.
A capela testemunhou muitos eventos da corte. Celebração de vitórias militares, o nascimento de filhos dos Reis e também foram celebrados casamentos, como o de Luís XVI com Maria Antonieta em 1770.
Ao final das duas alas (do Rei e da Rainha) que correm paralelas, está a obra-prima do palácio, o Salão dos Espelhos. O teto é adornado com pinturas que retratam os feitos de Luis XIV em seu reinado. As janelas com vista para o jardim formam pares com espelhos na parede oposta.
Foi neste salão que o ‘Tratado de Versailles’ (tratado de paz assinado pelas potências européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial) foi assinado.
É lindo e vaga na imaginação como seria este ambiente a noite, a luz de velas, nos grandes acontecimentos e bailes da corte. É muito luxo!
Vendo o luxo e conforto em que vivia a monarquia em Versailles e pensando na fome do resto da população, dá para entender perfeitamente as causas da Revolução Francesa e o ódio da população pela monarquia.
Abaixo o trailler do filme ‘Maria Antonieta’ que dá uma noção do luxo e do estilo de vida da corte de Luis XIV a Luis XVI. ‘Maria Antonieta’ foi filmado no Palácio de Versailles.
Até Breve !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!