Montmartre cujo nome significa ‘monte dos mártires’, é uma colina ao norte da cidade de Paris, tendo aos seus pés ‘Pigale’ , no seu cume a ‘Basílica de Sacre Coeur’ e entre eles uma série de escadarias e ladeiras que nos levam aos seus cafés, bares, artistas de rua, cabarés, museus, enfim a tudo aquilo que faz de Montmartre aquela Paris charmosa.
Subimos as escadas da Basílica, dispensamos o funicular, não sei o número de degraus mas são muitos, é preciso ser atleta (coisa que não somos) ou então fazer como fizemos, várias paradas para se refazer, não foi fácil mas valeu a pena.
A Basílica de Sacre Coeur (Basílica do Sagrado Coração) é um templo da Igreja Católica, construída em pedra de travertino o que dá a sua cor branca, mesmo com as chuvas e a poluição. Possui um jardim para meditação, com uma fonte. O topo é aberto aos turistas e reserva uma vista espetacular da cidade de Paris.
Assistimos uma missa na basílica, aproveitando para agradecer a todos os passeios feitos nessa cidade de tantos encantos e pedir a graça de voltar em breve.
É proíbido filmar ou fotografar, por isso não tem imagens do seu interior.
Atrás da Sacre Coeur, uma região bastante animada e movimentada, você vai ver cafés, restaurantes, creperies, brasseries, lojas de souveniers e também daquelas lojinhas que vendem postais lindos, que fomos escolhendo e comprando, para depois descobrir que pagamos o dobro do preço.
É ali pertinho também a Place du Tertre, lugar onde se concentram os artistas, principalmente pintores, a pintar e vender seus quadros. Praça e artistas formam uma paisagem única, inesquecível, como a lembrar a época em que Montmartre era o alvo da arte.
Montmartre é aquele tipo de lugar que tem de caminhar mesmo e foi caminhando que encontramos;
Um museu - o Museu de Montmartre instalado desde 1960 em uma das mais velhas residências do bairro, protege documentos, quadros, cartazes, porcelanas, litografias, desenhos, que reconstituem a história artística, política, religiosa e folclórica deste lugar.
Um vinhedo - conhecido como “Clos de Montmartre” – pertence à Prefeitura de Paris, que por sua vez delega a sua manutenção ao Comitê de Festas e da Ação Social do bairro.
Um cabaré – o Lapin Agile, um autêntico cabaré parisiense, o mais antigo ‘cabaret artistique’ da capital francesa. Criado em 1860, o cabaré conserva até hoje o seu aspecto exterior com árvores e um jardim com cerca de madeira.
E Montmartre tem muito, mas muito mais, pena que nos faltou tempo e ‘pernas’ (o cansaço nos venceu), para podermos desbravar cada ruela, cada esquina, cada casa deste bairro que é a alma de Paris.
Não vale ir à Paris, sem visitar Montmartre.
Como chegar: Metrô Anvers linha 2
Até Breve !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!