segunda-feira, 21 de maio de 2012

O ‘Hotel dos Inválidos’ (1ª parte)


Não muito longe da Torre Eiffel, no 7ª arrondissement, fica o gigantesco Hôtel des Invalides.
Por ordem do rei Luís XIV (o Rei Sol)  foi construído durante o século XVII  a fim de acolher os soldados feridos e os veteranos de guerra sem lar. Atualmente ainda abriga uns poucos reformados e inválidos dos exércitos franceses (administrado pelo Instituto Nacional dos Inválidos), mas a maior parte da grande construção foi transformada  em museus.

Esse grande complexo é composto pela Igreja, por um pátio onde se encontram diferentes peças de artilharia e ainda vários museus de arte e história militar.
Vista aérea do complexo, desde a Igreja até o final da Esplanada

Começamos nossa visita pelas Igrejas. A Igreja Saint Louis des Invalides que fazia parte do projeto original da construção e que mais tarde foi alterado, sendo então anexada a Igreja do Dome, construída como capela particular por Luis XIV. Com sua cúpula dourada (recoberta de ouro cinco vezes) é talvez a maior atração de todo o local. Uma clarabóia separa as duas partes.

A pintura circular no interior da cúpula representa Luis XIV entregando a sua espada a Cristo na presença da Virgem Maria e dos Anjos. Sob ela repousam os restos mortais de Napoleão Bonaparte, trazidos da ilha Santa Helena em 1840, o luxo e o esplendor cercam seus restos mortais.

Também  ali estão os imponentes túmulos de grandes militares franceses, como os Marechais Foch e Vauban.


Até Breve !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!