Victor-Marie Hugo nasceu em Besançon a 26 de fevereiro de 1802 e morreu em Paris a 22 de maio de 1885 (portanto hoje, na data deste post, são exatos 127 anos de sua morte).
Foi novelista, poeta, dramaturgo e também estadista com grande atuação política em seu país. Entre suas obras mais famosas estão “Les Misérables” – Os Miseráveis - e “Notre-Dame de Paris” mais conhecida como ‘O Corcunda de Notre Dame’.
Retrato de Victor Hugo por Léon Bonnat (1879)
Seus restos mortais encontram-se no Pantheon, monumento que abriga os túmulos de personalidades francesas.
Enterro de Victor Hugo em 1885
A casa onde morou por 16 anos com sua esposa e onde veio a falecer está localizada na esplêndida ‘Place des Voges’. É hoje um museu de portas abertas, com entrada gratuita, onde o visitante entra no clima do escritor.
Foto da Place Vosges tirada de dentro da casa de Victor Hugo
Podemos visitar a sala de estar, a sala de jantar de inspiração medieval, a biblioteca, a sala chinesa decorada pelo escritor e o quarto em que faleceu.
Na casa ainda se encontra o retrato mais famoso do escritor, pintado por Léon Bonnat (1ª foto) e um busto esculpido por Rodin.
Foi aqui que o escritor escreveu suas maiores obras e é aqui também onde se encontra o registro da maioria de seus trabalhos, um belo e emocionante passeio no tempo e na história. Digno de ser conferido.
Horário: de terça a domingo das 10h00 às 18h00 (fechado nas segundas)
Como chegar: Metrô Bastille linhas 1, 5 e 8.
Até Breve !!!
Minha Paixão. Vitor Hugo e tudo que ele escreveu.
ResponderExcluir