sábado, 28 de abril de 2012

Vamos ao 4º arrondissement de Paris?

A cidade de Paris é dividida física e administrativamente em 20 arrondissements (distritos). O 4º arrondissement  chama-se Hôtel de Ville (prefeitura), por ser aqui o prédio da administração  da cidade.

Pode-se dizer que é por aqui que a maioria dos turistas começam seu passeio por Paris,  pois é no 4º arrondissement que se  encontra a Catedral de Notre Dame.
Mas não é uma área somente de monumentos históricos como a Notre Dame ou o Hôtel de Ville, é também o símbolo de uma cidade contemporânia que abriga um prédio extremamente moderno como é o caso do Centro Georges Pompidou e um bairro agitado como o Marais(uma parte dele) que atrai artistas, estudantes, a comunidade gay e principalmente muitos turistas.


O 4º Arrondissement é formado pelos bairros:
 - Quartier Saint-Merri
 - Quartier Saint-Gervais
 - Quartier de l'Arsenal
 - Quartier Notre-Dame

Suas maiores atrações

Catedral de Notre Dame
Está situada na Île de La Cité, berço da cidade de Paris. A Catedral de Notre Dame sempre foi o centro religioso da cidade e um dos seus maiores  pontos  turísticos. 
Como chegar: Metrô Cité linha 4.

Hôtel de Ville
O Hôtel de Ville, ( significa "câmara municipal") abriga as instituições do governo municipal de Paris desde 1357.  A sua arquitetura é da época renascentista e foi  totalmente reconstruido depois de um incêndio em 1871, mantendo o aspecto original.
O Hôtel de Ville é um lugar cheio de história, tendo servido de palco a acontecimentos que vão desde a revolução francesa aos dias revolucionários da Comuna à Libertação de Paris.
Manifestação grevista de servidores públicos em frente ao Hôtel de Ville.
Como chegar: Metrô Hôtel de Ville linhas 1 e 11

Place de la Bastilha
A ‘Bastilha’  conhecida  por ter sido uma prisão e palco do evento histórico conhecido como a ‘Queda da Bastilha’ um dos fatos mais importantes da Revolução Francesa.
A Bastilha, antes da Revolução Francesa (google)

A queda da Bastilha é comemorada pelos franceses no dia 14 de julho e tornou-se feriado nacional.
 Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida.
No espaço antigamente ocupado pela prisão, hoje está situada a ‘Place de la Bastilha’.
Parisienses comemorando o 14 de julho na Place de La Bastilha (google)
Como chegar: Metrô Bastille linhas 1, 5 e 8.

Place des Vosges
A ‘Place des Vosges’ é a mais antiga praça de Paris, rodeada por belas arcadas e com uma praça de ‘verdade’ no centro, com fonte de água  como estamos acostumados  a ver por aqui.
Como chegar: Metrô Bastille linhas 1, 5 e 8
                      Metrô St. Paul linha 1.



Centro Georges Pompidou
Inaugurado em 1977, este centro nacional de arte e cultura, abriga o Museu Nacional de Arte Moderna, uma biblioteca pública, teatro, um instituto de pesquisa de música e outros.
Sua construção é bastante arrojada, inspirada na arquitetura ‘high-tech’(utiliza elementos tecnológicos), com tubulações aparentes, escadas rolantes externas  e uma estrutura toda em aço.
Como chegar: Metrô Rambuteau linha 11

Bazar  Hôtel de Ville
Uma grande loja de departamentos, situada na Rue de Rivoli  bem ao lado da prefeitura (Hôtel de Ville) de quem recebeu o nome.
Longe de ter o luxo de uma La Fayette, tem uma variedade enorme de produtos,  a preços mais acessíveis.
Sua seção de perfumes é de encher os olhos e não deixa nada a desejar a outras grandes lojas, além de um ótimo atendimento. Recomendo.
Bazar Hotel de Ville à  esquerda na foto.
Como chegar: Metrô Hotel de Ville linhas 1 e 11.

Até Breve!!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!