segunda-feira, 16 de abril de 2012

Transporte: qual usar?

Depois que estiver  com o seu roteiro pronto, é preciso se preocupar em como chegar lá, como cobrir tudo que está programado com o maior aproveitamento de tempo possível.
Caminhar por Paris é preciso, para admirar e descobrir de perto sua arquitetura, suas ruelas, livrarias, bistrôs, padarias, atravessar suas pontes, admirar o Rio Sena ou simplesmente sentar num café para descansar e olhar a cidade passar. Mas, para se deslocar de um lugar a outro é preciso que se utilize de algum meio de transporte.


Caminhando e admirando a Pont Alexandre III – a ponte mais bonita de Paris, foi construída para a exposição de 1900.

Você pode pegar um táxi mas ( dizem ) que eles são caros, eu não os usei. Existem mais de 400 pontos de táxi em Paris, geralmente localizados nas esquinas, estações ferroviárias externas, nos aeroportos mas você também pode pegá-los nas ruas. 

Muitas são as empresas que fazem serviço de transporte, translados, passeios, compras, excursões. É só entrar em contato com uma delas. No próprio hotel você pode se informar ou já contratar  antecipadamente.


O aluguel de carro é válido se você pretende visitar lugares fora da cidade. Para transitar pela cidade não vale a pena.


Uma outra forma  de conhecer Paris na primavera e verão é usar os vélib, união das palavras vèlo (bicibleta em francês)+ liberté, (liberdade em francês). As bicicletas estão espalhadas pela cidade , funcionam 24hs e é fácil encontrar um ponto de serviço (apesar de adorar uma bicicleta, destas eu nem cheguei perto por motivos óbvios, cadê condicionamento físico). Para quem gosta e ‘pode’ as bicicletas são um ‘prato cheio’.


Paris é uma cidade muito bem servida em transportes públicos. Existem ônibus, metrôs e trens que vão para tudo quanto é canto e até um barco-ônibus, o Batobus, que navega pelo Sena.

 O metrô de Paris - Com 14 linhas e 297 estações, a rede de metrô cobre hoje toda a cidade e os subúrbios de Paris. A rede funciona aproximadamente das 5h30 às 0h30. 

Mapa do metrô de Paris, a primeira vista assusta, mas é fácil de lidar com ele.

RER (Rede Expressa Regional) - Compreende 5 linhas de trem que ligam Paris aos seus subúrbios mais afastados e também aos aeroportos. Elas são subterrâneas na parte central de Paris e se conectam não apenas entre si, mas também com a rede do metrô.

Ônibus em Paris - Os ônibus são eficientes e começam a funcionar às 5h30 da manhã. O mesmo tipo de bilhete utilizado para o metrô, comprado nas estações, serve para você pegar o ônibus.

Ônibus turísticos ( hop-on/hop-off) são aqueles ônibus panorâmicos, que servem para passeio e como meio de tranporte, geralmente de dois andares, que percorrem todo o circuito de atrações turísticas, passando em intervalos.
Um passeio de ônibus de turismo (hop-on/hop-off), vale a pena.

Batobus, (barco-ônibus) serve tanto como meio de transporte quanto como uma ótima alternativa de passeio pelo rio Sena. Há oito paradas, todas situadas em locais próximos a importantes atrações turísticas.

Usamos uma empresa de translado para aeroporto/hotel e vice versa, contrato antecipado. Usamos os ônibus turísticos, como passeio, fizemos todo o circuito sem descer. Mas principalmente quem nos levou para todos os lugares, foi nosso amigo metrô. 
Uma das estações de metrô que usamos.

Deixei com vocês opções de como  se locomover na cidade, agora é só escolher, dentro das suas possibilidades, seu tempo ou sua disposição.


Até breve !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!