O Jardim das Tulherias pertencia ao Palácio de mesmo nome, que hoje não existe mais, e foi assim chamado porque em 1564, quando Catarina de Médicis ordenou a construção de ambos, havia na região um grande número de olarias que fabricavam telhas, em francês – tuiles-.
Foi criado no estilo italiano, para decorar o entorno do palácio das Tulherias, onde Catarina de Médicis passava seus tempos livres.
Em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais.
Situado à margem direita do rio Sena (Rive Droite) entre o museu do Louvre e a Place de la Concorde, o Jardim das Tulherias é um lindo e enorme jardim de 25 hectares, onde é possível fazer caminhadas, piqueniques, descansar, levar as crianças para brincar. É um lugar agradável e bem preservado, como a maioria dos jardins de Paris.
Suas longas vias, são apreciáveis tanto no verão, quando as árvores são de um verde perfeito, quanto no inverno, época em que as folhas desaparecem e o chão se cobre do branco da neve. Entre os seus atrativos, fontes, esculturas de diferentes períodos, cafés e a famosa roda-gigante, que não sei onde estava, eu não a vi (depois vim a saber que é um parque de diversões sazonal - dezembro/janeiro e julho/agosto), além de dois museus, o de L’Orangerie, com obras de nomes como Matisse e Modigliani, e a galeria nacional Jeu Paumme, dedicada à arte contemporânea.
Como chegar: Metrô Tulheries linha 1 e Concorde linhas 1,7 e 8.
Até Breve !!!
Sempre lindo! Adorei! Beijos, Léca!
ResponderExcluirLindo! Tive a honra de conhecer esse maravilhoso jardim no verão de 2018...
ResponderExcluir