A “Universidade de Paris” começou quando a escola da catedral de Notre Dame se tornou insuficiente para abrigar o número sempre crescente de alunos e com isso começaram a abrir escolas ao seu redor, essas escolas por sua vez para defender suas idéias e interesses se associaram formando uma ‘corporação’ estava então fundada a “Universidade de Paris” em 1170.
A Sorbonne foi fundada como colégio integrante da Universidade de Paris, em 1257, por Robert de Sorbón, capelão e confessor do rei São Luís, com a intenção de facilitar o ensino da teologia para estudantes pobres, cresceu de tal forma que passou a ser a faculdade mais importante da Universidade. Então, Sorbonne e Universidade de Paris passaram a ser sinônimos.
Em 1622, o cardeal de Richelieu, que havia sido aluno da Sorbonne, torna-se o seu provedor e, em 1627, promove a renovação dos edifícios, além de construir a magnífica capela de Santa Úrsula. A localização atual data dessa época.
Hoje a Universidade de Paris-Sorbonne possui quatro das melhores universidades públicas do país, reconstituídas em sua totalidade entre 1885 e 1901, leciona-se hoje em dia, principalmente as humanas História, Geografia, Filosofia, Direito e Línguas, além da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Paris Descartes com formação pluridisciplinar, ela forma estudantes nas seguintes áreas: ciências humanas e sociais, direito, economia, gestão, ciências, tecnologias e saúde.
Alguns brasileiros de destaque frequentaram a Sorbonne, entre eles estão; Ibrahim Sued (jornalista), Paulo Evaristo Arms (cardeal), Pedro Américo (pintor, romancista e poeta) e Fernando Henrique Cardoso (34º presidente do Brasil).
Endereço: Boulevard Saint Michel – Quartier Latin
Como chegar: Metrô Cluny-La Sorbonne linha 10 ou Estação Luxembourg (RER B)
Até Breve !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!