terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vamos ao 17º arrondissement de Paris?


O 17.º arrondissement de Paris é um dos 20 em que se divide a cidade, situado na margem direita do rio Sena com o nome de Batignolles-Moceau.

Seus bairros são:
Quartier des Épinettes
Quartier des Batignolles
Quartier de la Plaine-de- Monceaux
Quartier de Ternes

É uma área turisticamente pouco explorada, mas tem o seu charme e é agradável de morar.

Vale uma caminhada pela Cité des Fleurs para apreciar a paisagem pitoresca desse canto escondido de Paris, com suas casas de fachadas floridas e arquiteturas diversas. Situada entre a Rue Guy Môquet e a Rue de la Jonquière.
Como chegar: Metrô Brochant linha 13.

O Palais des Congrès,  é um dos maiores centros de convenções da Europa e recebe mais de um milhão de visitantes e 2.000 eventos a cada ano. Tem uma superfície útil de mais de 19.000 m² e 1.600 vagas de estacionamento que lhe permite receber até 4.000 pessoas e um shopping localizado no subsolo, onde encontrar serviços como caixas eletrônicos, luxuosas boutiques e até mesmo uma boate.
Como chegar: Metrô Neuilly-Porte Maillot linha 1.


Até Breve !!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

L’Isolotto restaurante italiano


No dia de nossa chegada em Paris (já quase noite), saímos para reconhecer a vizinhança. Tudo entorno da Place Saint Michel é muito agitado, são muitos cafés, restaurantes, lojas, trânsito intenso, um vai e vem de pessoas que nos deixou deslumbradas e famintas. Então, a grande dificuldade entre tantas opções, qual restaurante escolher ?

Numa ruazinha estreita e não menos movimentada ao lado da praça, rua Saint André des Arts  deparamos com um restaurante de comida italiana, como boas descendentes de italianos que somos, não tivemos dúvidas, entramos.

O L’Isolotto é um restaurante simples, com uma autêntica comida italiana, risotos, massas , pizzas, carnes, peixes e excelentes vinhos. Uma decoração bastante agradável e aconchegante, com paredes de pedra, piso de parquet, vigas de madeira, luz de velas e as portas todas abertas para a movimentada ruazinha. Adicione-se a tudo isso um serviço acolhedor,  atencioso e um preço acessível.

Claro que viramos freguesas, jantamos no L’Isolotto  mais algumas vezes e espero algum dia poder voltar  muitas  outras.

Endereço : Rue Saint André des Arts nº 25

Como chegar : Metrô Saint Michel linha 4.


Até Breve !!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Place Vendôme


Quando entramos na elegantíssima  e luxuosa  Place Vendôme logo pensamos, isto é Paris, uma cidade sempre associada ao luxo e ao glamour.

É uma das mais bonitas da cidade, pequena, sem árvores, só a arquitetura dos prédios (a maior parte das fachadas está classificada como Monumento histórico). e a imponente coluna central. Aqui se encontram as mais prestigiadas joalherias e o famoso Hotel Ritz.

A coluna foi adicionada em 1810, com uma estátua de bronze de Napoleão I, feita com bronze de 1200 canhões austríacos e russos para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear aos soldados franceses.

Em 1898 César Ritz compra um imóvel na praça para transformá-lo em hotel (o famoso Hotel Ritz, do qual Lady Diana saiu na noite do seu fatal acidente) e aí um grande número de joalheiros transformam a Vendôme na grande praça das joias de luxo.

Entre os seus moradores mais famosos estão Frederic Chopin (1810-1849), conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história e Henri Salvador (1917-2008), cantor, compositor e guitarrista francês de jazz. Viveu algum tempo no Rio de Janeiro e fez  sucesso no Cassino da Urca. Henri Salvador é considerado por muitos como um precursor da Bossa Nova.

Como chegar: Metrô Ópera linhas 3, 7 e 8   ou Tuileries linha 1.


Até Breve !!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

La Sorbonne


A “Universidade de Paris” começou quando a escola da catedral de Notre Dame se tornou insuficiente para abrigar o número sempre crescente de alunos e com isso começaram a abrir escolas ao seu redor, essas escolas por sua vez para defender suas idéias e interesses se associaram formando uma ‘corporação’ estava então fundada a “Universidade de Paris” em 1170.

A Sorbonne foi fundada como colégio integrante da Universidade de Paris, em 1257, por Robert de Sorbón, capelão e confessor do rei São Luís, com a intenção de facilitar o ensino da teologia para estudantes pobres, cresceu de tal forma que passou a ser a faculdade mais importante da Universidade. Então, Sorbonne e Universidade de Paris passaram a ser sinônimos.
Em 1622, o cardeal de Richelieu, que havia sido aluno da Sorbonne, torna-se o seu provedor e, em 1627, promove a renovação dos edifícios, além de construir a magnífica capela de Santa Úrsula. A localização atual data dessa época.

Hoje a Universidade de Paris-Sorbonne possui quatro das melhores universidades públicas do país, reconstituídas em sua totalidade entre 1885 e 1901, leciona-se hoje em dia, principalmente as humanas  História, Geografia, Filosofia, Direito e Línguas,  além da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Paris Descartes com formação pluridisciplinar, ela forma estudantes nas seguintes áreas: ciências humanas e sociais, direito, economia, gestão, ciências, tecnologias e saúde.

Alguns brasileiros de destaque frequentaram a Sorbonne, entre eles estão; Ibrahim Sued (jornalista), Paulo Evaristo Arms (cardeal), Pedro Américo (pintor, romancista e poeta) e Fernando Henrique Cardoso (34º presidente do Brasil).

Endereço: Boulevard Saint Michel – Quartier Latin
Como chegar: Metrô Cluny-La Sorbonne linha 10 ou Estação Luxembourg (RER B)


Até Breve !!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Museu Baccarat

Inaugurado em 2003 e ocupando um belo imóvel de 3000m² o Museu Baccarat é um verdadeiro palácio de cristal.

A tradicional cristaleria francesa Baccarat  tem mais de 190 anos de história, produzindo algumas das peças mais belas e sofisticadas de todos os tempos, como os lustres do palácio de Versailles e as cadeiras de jantar dos Romanov.  
Começou em 1764, quando o rei Luis XV concedeu a permissão para fundar a fábrica de vidros e cristais Saint-Anne, na vila de Baccarat. Depois da Revolução Francesa, a fábrica ganhou o nome de Baccarat, e voltou suas atenções somente para os cristais, tornando-se a primeira cristaleria da França em 1817,  quando então seus candelabros, lustres, castiçais e objetos de decoração sofisticados, passaram a adornar as casas de nobres e da realeza.
O museu é uma viagem no tempo, com uma coleção belíssima de 5.000 objetos de cristal.  Há peças desenhadas especialmente para marajás, reis e até mesmo para o Presidente do Brasil em 1960!

Junto a galeria museu, funciona também a loja e o restaurante, um dos melhores de Paris e, claro, um dos mais caros, com salas privés iluminadas por lustre de cristal preto.



Endereço: Place des États-Unis nº 11.
Como chegar: Metrô Iêna linha 9 ou Boissière linha 6.

Fabricação dos Cristais Baccarat

Até Breve !!!

domingo, 5 de agosto de 2012

Vamos ao 16º arrondissement de Paris?

O 16º fica na margem direita (Rive Droite) do Rio Sena, com o nome de Passy, é conhecido como sendo um dos mais bonitos, cuidados e burgueses arrondissement da capital francesa. Com suas  avenidas largas e arborizadas, ele começa logo depois do Arco do Triunfo  e se estende até o Bois de Boulogne.
Seus bairros:
O 16º  é uma elegante área de Paris onde estão localizados importantes museus, grandes bairros residenciais e o maior parque da cidade que é o Bois de Boulogne.
Vista aérea do 16º arrondissement com o Trocadero em 1º plano 

Suas principais atrações turísticas
Bois de Boulogne  -  ex-terreno de caça dos reis da França, o Bois de Boulogne  em 1852 foi cedido pelo Estado à cidade de Paris. Foi Napoleão III que decidiu desenvolver a área, sob os cuidados dos  colaboradores do  Barão Haussmann.  O Bois de Boulogne tornou-se ótimo lugar para relaxar, este bosque é a grande área de lazer dos parisienses.  Possui hipódromos, pistas para cavalgar, passeios para bicicletas e para caminhadas além de um grande lago para os apreciadores de barcos a remo.
Como chegar: Metrô Porte d’Autreil linha 10.

Aquarium Cinéaqua - poucas pessoas sabem que no subsolo do Trocadero (bem perto da Torre Eiffel)  se encontra  o maior aquário da França. Num espaço de 3.500 m2, com 10.000 espécies vindas de todos os mares e oceanos do mundo.  O tanque dos tubarões é um sucesso e também o das carpas, que podem ser acariciadas pelos visitantes. O Cinéaqua possui também 3  salas de projeção de filmes com um programa de  temas ligados ao oceano e uma sala de teatro com peças infantis e para adultos.
Como chegar: Metrô Trocadero linhas 6 e 9

Avenue Fochnos filmes e novelas qualquer milionário que se preze possui  um imóvel na Avenue Foch, na vida real não é diferente, é um dos endereços mais caros do mundo, lar de muitos palácios grandiosos, pertencentes a grandes milionários como aos Onassis e Rothschild.

Anteriormente chamava-se Avenue du Bois de Boulogne, em 1929 passou a chamar-se Avenue Foch em homenagem ao Marechal Ferdinand Foch um militar francês que comandou as forças dos aliados durante a 1ª Guerra Mundial.
A avenida liga o Arco do Triunfo ao Bois de Boulogne (Porte Dauphine), é a mais larga da cidade e tem ao longo de todo seu comprimento castanheiras e prédios de alto luxo. Em seu subsolo há estacionamentos, abrigo anti-nuclear, estações de serviço automotivo, um boliche e até uma boate.


Palais de Tokyo museu de arte contemporânia com 22 mil m² e  quatro andares inteiramente voltados a exibições. Dedicado às artes visuais, o Palais de Tokyo também celebra a música, a moda e o design.
Endereço: Avenue du Président Wilson  nº 13
Como chegar: Metrô Iéna linha 9.

Jardin d’Acclimatation  - é  um parque infantil no Bois de Boulogne, enorme, super arborizado, muito charmoso e bem cuidado, além de ter muitos brinquedos para todas as idades, mas, principalmente, para os menores.
Além de todos os brinquedos próprios de um parque diversões como espelhos deformantes,  montanha russa, carrossel e um circo, ainda é possível fazer passeios de barco, visitar a réplica de uma fazenda normanda e um museu.
Como chegar: Metrô Les Sablons linha 1.


Estádio Roland Garros -  estádio que possui quadra de terra-batida (saibro), considerada a mais difícil porque exige maior esforço físico. O que se conhece sobre o Torneio Internacional Roland-Garros foi graças ao grande tenista brasileiro, tricampeão mundial na França, o nosso Guga (Gustavo Kuerten) que conquistou milhões de admiradores pelo mundo.
Cerca de 250 pessoas trabalham permanentemente no estádio, quando não há torneio, pode ser feita  uma visita guiada a sala de imprensa, a quadra ou os espaços privativos dos jogadores.
Endereço: Av. Gordon-Bennett nº 2
Como chegar: Metrô Porte d’Auteil linha 10


Até Breve !!!