terça-feira, 24 de julho de 2012

Bibliotecas de Paris

Em Paris é visível o gosto pela leitura, para qualquer lugar que se vá, tem sempre alguém com um livro aberto, eles leem muito, haja vista o grande número de livrarias, sebos e bibliotecas da cidade.
Para quem é amante da leitura, em Paris tem com o que se divertir, é uma cidade repleta de bibliotecas, possui mais de sessenta.

Algumas delas:
Médiathèque Marguerite Duras – é um espaço moderno, iluminado por luz natural (exceção do auditório e áudio-visual), pois todas as fachadas são de vidro.  
Com 4.200m²  e 140.000 documentos registrados é a mais procurada pelos parisienses.
Endereço : Rue de Bagnolet nº 115 – 20rd (arrondissement)
Como chegar : Metrôs Alexandre Dumas linha 2 ; Port de Bagnolet linha 3 ; Gambetta linha 3.


 Biblioteca Forney -   é das mais curiosas, pois fica em um pequeno castelo às margens do Sena e é especializada em artes decorativas, artesanato e técnicas artesanais, artes plásticas e gráficas.
A biblioteca Forney é o paraíso para os artistas, designers e estilistas, são mais de 200 mil livros, quase 3 mil periódicos,  23 mil posters,  gavetas e mais gavetas lotadas de pastas enormes com embalagens e propagandas antigas.
Endereço: Rue de Figuier nº 1 – 4rd
Como chegar: Metrôs Pont-Marie linha 7;   Saint-Paul linha 1.

Biblioteca Sainte-Geneviève  - criada em 1850, é herdeira da biblioteca da abadia de Sainte-Geneviève, recebe um público principalmente de  estudantes, mas também pesquisadores e curiosos. Mantém cerca de 2 milhões de documentos abrangendo todas as áreas do conhecimento: filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, ciências pura e aplicada, lingüística, arte, literatura, geografia, história.
É considerada Monumento histórico desde de 1992.
Endereço: Place du Panthéon nº 10 - 5rd.
Como chegar: Metrôs  Cluny la Sorbonne linha 10 ; Maubert Mutualité linha 10.

Biblioteca François Truffaut  - é especializada em cinema, ela oferece a consulta e empréstimo de uma grande coleção audiovisual sobre a história e as técnicas do cinema.
Endereço:  Forum les Halles – 1rd
Como chegar: Metrô  Chatelet  linhas 1, 4, 7, 11, 14;                                              RER(trem) A, B, D.


Biblioteca François Mitterand – são quatro torres em forma de livro, que formam a moderna biblioteca François Mitterrand.
O edifício contém em seu centro, um jardim de mais de 12.000m², que relembra o formato dos mosteiros medievais. O acervo da biblioteca reúne cerca de 10 milhões de livros, jornais, revistas, CDs e vídeos.
Endereço: Quai François Mauriac  nº 11 – 13rd
Como chegar: Met Bibliothèque François Mitterand linha 14.

L’Hotel de Ville - a Biblioteca do Hotel de Ville (prefeitura de Paris) contém 9km de estantes da história de Paris. Documentos legislativos e regulamentares, as publicações oficiais da cidade e  do governo francês, manuscritos legais, papéis de políticos, coleções de revistas, desenhos e fotografias de Paris.
Endereço: Rue Lobau nº 5 – 4rd
Como chegar: Metrô Hotel de Ville linhas 1 e 11.


Até Breve !!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vamos ao 15º arrondissement de Paris?

O arrondissement 15, chama-se Vaugirard, e fica na margem esquerda do rio Sena(Rive Gauche).
Seus bairros são:
Quartier Saint-Lambert
Quartier Necker
Quartier de Grenelle
Quartier Javel

O 15º  é o maior dos 20 arrondissements de Paris, tanto em tamanho como em população, é uma área pouco explorada pelos turistas e mais residencial, porém possui atrações turísticas bastante interessantes.

Acquaboulevardo maior parque aquático da Europa, com águas aquecidas, tobogãs, quedas e praias. Possui  piscinas externas e internas (aquecidas) com vários escorregas. Há escorregas e tobogãs para todas as idades (identificadas por cores), balanço de corda, muitas piscinas de hidromassagem (ao ar livre e cobertas) e uma área externa com areia e espreguiçadeiras. No complexo há também restaurantes e um McDonald’s.
Um passeio ideal para fazer com crianças!
Como chegar: Metrô Balard linha 8.

Parc André Citroën -  com nome de marca de carro, inaugurado em 1992, onde ficavam as oficinas da Citroën, por isso o nome do parque.
Hoje, ao invés de carros vemos uma vegetação luxuosa, fontes, um gramado enorme (ideal para piqueniques), é um lugar para contemplar a natureza. 
Mas sua principal atração é o passeio de balão, que sobrevoa todo o parque, com segurança. Este balão é o maior balão fixo do mundo, com capacidade para até trinta passageiros.

O parque está localizado na Quai Andre Citroën.
Como chegar:  Metrô Balard linha 8 ou Javel Andre Citroën linha 10.

Centro de Exposições Porte de Versailles – A Paris Expo é o local onde são realizadas  grandes exposições e convenções internacionais em Paris, hospedando mais de 900 eventos por ano. Localizada na Place de la Porte de Versailles.
Como chegar: Metrô Porte de Versailles linha 12.


Gare Montparnasse  - é uma estação ferroviária inaugurada em 1840.  A Gare Montparnasse é uma das mais movimentadas estações ferroviárias em Paris, serve a Bretanha e toda a costa atlântica até à fronteira espanhola. 
Serve também o metrô local e o RER (linhas de trem suburbano e nacional).
Endereço: Boulevard Vaugirard nº 17 


Até Breve !!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sorveterias AMORINO

Uma autêntica sorveteria italiana em Paris. A marca criada há 5 anos conta hoje com 22  lojas espalhadas  por  toda cidade.

A primeira unidade da Amorino foi instalada a poucos metros da Berthillon (já bastante conhecida e famosa) na Île de Saint-Louis. Como a Berthillon fecha suas portas no verão os turistas desavisados foram os primeiros clientes da Amorino e o sucesso foi imediato.

Mas seu sucesso não se deve apenas por isso, mas também pela sua qualidade. São usados ingredientes naturais, frutas frescas de época e selecionadas, além de serem feitos de forma artesanal.

A sorveteria conquistou os parisienses e turistas não só pelo gosto, mas também pela estética (os sorvetes são em forma de flor) e além disso, você pode escolher quantos sabores quiser. Não há como resistir!

Entramos numa loja da Amorino (da Rue Huchette), quase que por acaso, fazia muito calor, voltávamos para o hotel e éramos quase vizinhas sem saber. É claro que logo viramos freguesas de carteirinha, como resistir às flores do Amorino! Pétalas de morango e miolo de chocolate!
Rue Huchette
Pétalas de morango com miolo de chocolate...huuuuum!!!

Para  saber  como reconhecer a sorveteria, é só prestar atenção na marca (é um anjinho) e na fila em frente!
O site da sorveteria é www.amorino.com/fr , com todos os outros endereços e mapas das lojas.


Até breve !!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vamos ao 14º arrondissement de Paris?

Observatoirem, é o nome do 14º arrondissement, situado a margem esquerda(Rive Gauche) do Sena.


Seus bairros:

Compreende o lendário distrito de Montparnasse, onde nos anos 1920 foi o lar das artes e literatura. Foi no 14º que uma geração inteira de artistas pobres de várias partes do mundo escolheu para viver, entre eles Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, Modigliani, Picasso e mais tarde também Simone de Beauvoir.

O 14 º arrondissement  tem hoje como principais atrações:
Tour Montparnasse - de lá é possível ver Paris inteira, incluindo a torre Eiffel. São 210m de altura e seu 56º andar  está reservado para visitas turísticas, o terraço panorâmico proporciona uma vista de 360º da cidade.
Chega-se ao terraço panorâmico  através de um dos elevadores mais rápidos do mundo, com uma velocidade que atinge mais de 60km/h.
Uma vez no 56.º andar, poderá descobrir os mais belos monumentos de Paris.

   Como chegar: Metrô Montparnasse Bienvenue linhas 4,6 12 e 13. 
                           Metrô Edgar Quinet linha 6.                           


Cemitério de Montparnasse é todo arborizado, possui ruas largas e asfaltadas, provavelmente para a circulação de veículos. Os túmulos respeitam um certo padrão de tamanho e cor. Mas o que surpreende são dezenas de obras de arte que enfeitam alguns jazigos. Ali estão enterredos intelectuais, políticos e artistas franceses como Jean-Paul Sartre, Simone de Bouvoir e Serge Gainsburg.
Como chegar: Metrô Edgar Quinet linha 6.


Observatório de Paris – de onde o 14º arrondissement recebeu o nome. Fundado em 1667, o Observatoire de Paris é o maior centro nacional de pesquisa em astronomia e teve um papel muito importante na astronomia ocidental. Foi lá que nasceram ciências como a geodésia, a cartografia e a meteorologia.
Como chegar: Metrô Denfert-Rochereau linhas 4 e 6.                                               


Rue Daguerre  -  mercado de rua apenas para  pedestres, uma rua inteira, permanente, com  lojas de comilanças onde  se encontra tudo o que há de melhor. Sempre é agradável fazer compras, passear, degustar e desfrutar dos seus prazeres.
Como chegar: Metrô Denfert Rochereau  linhas 4 e 6.


Cité Universitaire  - (campus universitário)  também conhecida pela abreviação de CIUP. É uma Fundação Nacional de utilidade pública, que abriga dentro de suas 40 casas mais de 6.000 estudantes, pesquisadores, artistas e atletas de todo o mundo.
Seu prédios são construídos em vários estilos arquitetônicos e por arquitetos renomados. As residências são organizadas na maioria dos casos por nacionalidades.
Como chegar: Metrô Porte d'Orléans  linha 4 ou RER B - Cité Universitaire.


Até  breve !!!

sábado, 7 de julho de 2012

O passado de Paris em fotos

Em 1852 o imperador Napoleão III encarregou o prefeito de Paris Eugène Haussmann de renovar a capital francesa. Paris concentrava muitos problemas de higiene e de saúde pública. 
A cidade era mal organizada, com ruas estreitas e sujas, edifícios e construções irregulares, a cidade não tinha uma boa reputação. 
O antigo casario foi posto abaixo e em seu lugar surgiram as amplas avenidas e bulevares planejados.
Place de l'Etoile

Paris tornou-se então a linda Cidade Luz, a mais romântica do mundo e o destino  sonhado de qualquer turista.
De lá para cá muitas outras modificações aconteceram mas conservando a mesma beleza e charme de antigamente.
As fotos abaixo (selecionadas de diversos sites no Google) nos mostram uma Paris de mais de um século atrás. Vamos pois entrar no túnel do tempo!!!
A mais antiga foto existente de Paris tirada em 1837 (Bd. du Temple)

Champs Elysées

Inauguração da exposição universal de 1900

Vista panorâmica da exposição universal de 1900

Margens do Sena - 1946

Pont d'Alma na grande enchente 1910

Inauguração da linha 1 do metrô em 1900 (estação Palais Royal)


metrô Odeon na enchente 1910


Place des Vosges por volta de 1920


Banhos no Sena - data não identificada


Boulevard Saint Germain na enchente 1910

Uma escola parisiense em 1904

Até Breve !!!