quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Palácio de Versailles (1ª parte)

Versailles é uma cidade francesa, da região de Île-de-France. Foi a sede do poder político por um século (1682 à 1789), antes de se tornar o berço da Revolução. É hoje uma cidade  residencial, de serviços e de um importante centro militar. Situada nas proximidades de Paris, mais conhecida  pelo seu famoso Palácio de Versailles (monumento na lista do património mundial da UNESCO), é um dos principais destinos turísticos da França.
Avenida Paris, principal rua da cidade, o Castelo fica numa das suas extremidades (vale a pena dar uma caminhada nesta avenida).

“Que comam brioches!”  de Maria Antonieta (Rainha da França - esposa de Luis XVI) ao tomar conhecimento de que o povo não tinha pão para comer, esta frase nos leva a uma época e a um endereço: Palácio de Versailles.
Os portões dourados do Palácio de Versailles
Monumento a Luis XIV, na entrada do castelo

O castelo começou a ser construído pelo Rei Luis XIII para suas caçadas e foi posteriormente expandido por seu filho Luis XIV (o Rei Sol) que decidiu deixar  Paris e se estabelecer com sua corte em Versailles. Com a Revolução Francesa a família real foi obrigada a abandonar o palácio que transformou-se a partir de 1837 em um museu nacional.



Poucos lugares possuem como o Palácio de Versailles uma mistura tão grande de emoções, arte, história e mudanças sociais. Entrar em seus portões é visitar o passado da França.

O castelo está aberto todos os dias (exceto à 2ª feira, em dias de feriado ou durante cerimônias oficiais) das 9h às 18h30m.

Como chegar:  estações do metrô aonde passa o RER C (estações; Saint Michel, Musée d’Orsay, Invalides, Pont de l’Alma, Champs de Mars-Tour Eiffel). O RER é o trem de periferia que circula também dentro da cidade. O RER C para em duas estações de Versailles, Versailles Chantiers e Versailles Rive Gauche (esta é a mais próxima do castelo).

Quando visitamos Versailles, estava acontecendo na França, um protesto e greve contra a reforma da Previdência e por isso o trem não foi até a última estação, nos deixou na estação Chantiers que é mais longe do castelo o  que nos obrigou a fazer uma caminhada maravilhosa (junto com os grevista) pela principal avenida da cidade, a Avenida Paris. Acabou que saimos ganhando.

Abaixo um vídeo (desculpem a qualidade) da nossa entrada em Versailles.



Até Breve !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!