terça-feira, 8 de maio de 2012

O Metropolitano de Paris

O metrô parisiense, o “Metropolitano de Paris”, iniciou com a linha 1 inaugurada a 19 de julho de 1900 para a Exposição Universal daquele ano.
1900 inauguração da Linha 1 entrada na Praça do Palais-Royal

Hoje o sistema conta com 14 linhas, quase 300 estações e a distância média entre uma estação e outra é de aproximadamente 500m. O que permite se deslocar para qualquer ponto da cidade, com facilidade.
Mapa do metrô de Paris

O preço da passagem é único em todos os horários, com conexões ilimitadas por até 2 horas. Funciona das 5:30h até 0:30h.

O RER (Rede Expressa Regional) são 5 linhas de trem que complementam a rede do metrô, ligam Paris aos seus subúrbios, são subterrâneas no centro da cidade e se conectam entre si e também com a rede de metrô.

Nos guichês das estações, nos hóteis ou postos de turismo, são distribuídos gratuitamente o mapa do metrô e o mapa da cidade. Carregue-os sempre.

Cada linha do metrô é identificada por números, cores e pelos seus terminais (extremidades de cada linha). Os números e as cores identificam a linha e os terminais identificam a direção. Atenção nas direções de cada linha e onde se cruzam, para sair de uma linha e pegar a outra.

Há quem faça restrições ao uso do metrô, dizem que, ‘você não vê nada e só anda embaixo da terra’, mas tem o seu lado bom, é rápido e cobre todos os passeios que você quiser fazer de maneira bem prática e usá-lo é muito fácil, além de barato. Andar em Paris é preciso, mas o ‘amigo’ metrô ajuda bastante.
Uma das saídas da estação Palais Royal


Estação Saint –Lazare


Estação Saint-Paul 

Existem estações tão grandes, que faz-se necessário o uso de esteiras rolantes (imensas).

Abaixo um ‘filminho’ que fizemos para mostrar o metrô à  Aninha (minha neta). Estávamos voltando de uma visita a Torre Eiffel numa noite gelada. A estação é a Trocadero. 


Até Breve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Deixe seu comentário!!!